sexta-feira, 16 de junho de 2006

Até quando???

O Caso Serrambi (pra quem não é pernambucano, foi o caso mostrado no dia 15/06 no Linha Direta), é mais um caso sem solução no país.
Vendo-o hoje no programa, mais uma vez, fiquei chocada com tudo aquilo, talvez se você não for pernambucano não me entenda, talvez tenha sido só mais um caso que aparece no programa, mas nós pernambucanos, mesmo os que não conheciam as duas adolescentes, acompanhamos o caso de perto e desde o início.

Não se sabe como elas morreram, e talvez nunca se tenha a resposta, assim como nunca se saberá se existe um culpado ou não.

Mas se os corpos delas foram achados no meio do canavial, alguém os colocou ali, certo? E esse alguém também nunca se saberá quem foi, talvez porque tenha muito dinheiro, ou talvez porque nunca se tenha realmente nenhum prova sobre nada.

Duas adolescentes, que tinham uma vida pela frente, assim como tantos outros que se vão. Não falo da morte em si ser injusta, não, é apenas uma parte do ciclo da vida, a parte final, eu sei, mas apenas uma parte, o que acho injusto é como algumas pessoas são levadas até ela.

Todos os familiares que perdi, morrem de morte “natural”, doença, essas coisas, nunca tive um familiar, amigo ou conhecido que tenha sido assassinado.

Mas eu vivo num mundo muito grande, e não é porque as coisas não acontecem diretamente comigo que elas não abalam.

Não sei se ainda existem pessoas “sensíveis” como eu, mas sempre que sei de alguma notícia ruim, fico tremendamente abalada. Sempre que vejo uma nova morte na televisão, fico triste, pois penso em tudo o que rodeia aquela pessoa que morreu, afinal, existem familiares, amigos, conhecidos, filhos talvez, e fico pensando em como eles devem estar tristes, em como estão abalados, loucos por justiça e pensando porque tudo foi acontecer logo com eles.

Não é porque moro num país violento que passei a achar normal as pessoas serem assassinadas a todo o momento, não é porque vivo no planeta que vou achar normal pessoas morrerem por causa de brigas por territórios ou qualquer coisa.

Não é porque as coisas vivem acontecendo que eu vou acha-las natural, não, pelo contrário, o fato de elas acontecerem repetidamente é o que me deixa mais chocada, e o fato de ninguém tentar fazer nada me deixa mais chocada ainda, e triste também.

Se tantas pessoas são assassinadas todos os dias no país, por que nenhuma providência é feita em relação a isso? Por que essas mortes nunca têm um culpado e tornam-se apenas mais um caso sem solução no meio da gaveta?

É necessário que muita coisa seja feita para que se possa consertar essa bagunça, seriam necessárias várias medidas e várias precauções, mas sabe por que ninguém se interessa em fazer essa tal “faxina”?

Porque muitos lucram com tanta desordem, porque precisariam ser gastos milhões de reais para construírem prisões com boas instalações para suportar tantos delinqüentes , e o país não poderia gastar tanto assim, afinal, tem que pagar a copa do mundo (uns 22milhões, como já li por aí), ou talvez uns dez milhões para conhecer o espaço ou pagar aos políticos, claro.

Precisaríamos também de bons policias, policias que na hora em que fossem coagidos pudessem atirar, é, porque os “direitos humanos” parecem que não serve para os humanos direitos.

Até quando morrerão pessoas de forma tão bruta? Até quando serão só mais um caso? Até quando não haverá a justiça?

Sinceramente espero que um dia, haja justiça, espero que tantas mortes, um dia tenham tantos culpados e que todos eles paguem pelo que fizeram. Sei que independente de como paguem, a vida dos que foram mortos não será devolvida, mas pelo menos, terá havido justiça.


Esse foi só mais um desabafo de uma jovem inconformada.


Karina Mendonça

3 comentários:

Mundo de Gilcobain disse...

muito foda mesmo, toda essa onda de violencia, e q fizeram com nosso menino não foi justo cara!!! bacana teu texto, fiz um pra ele... tem orkut? me add aew no msn e dexa o link pra mim. gilcobain20@hotmail.com
bjusssssssss

Libelula da Noite disse...

Infelizmente esse é o Brasil...
Um Brasil de impunidades... Um Brasil de injustiças...
Um Brasil onde os bons, os anjos, estão morrendo...
Onde iremos parar??? Eu não sei...
Mais tenho medo do que está por vir...
Num país onde filhos matam os pais por dinheiro e ficam impunes desfilando com belos carros, morando em grandes casas e gastando muito dinheiro, não há muito o que esperar de seu futuro...
Bju!

Mundo de Gilcobain disse...

oi passando de novo... comforme prometido!!! minha vida segue num busca sem sentido enquanto o mundo vive em guerra por paz!!!! não me pergunte o que que eu quero da via... eu tenho sede demais!!!! conhece?! pois eh vida louk essa nossa, temos sempre que busk novos e melhores horizontes!!! doí saber que podemos perder alguem que a gente amaaaaaaaa