terça-feira, 27 de junho de 2006

Globo não, Mídia

Sempre que se fala em mídia, a primeira que coisa que vem a mente é a Rede Globo (não só como rede de televisão, mas também com suas revistas e tudo financiado pela mesma). É sempre nela que pensamos quando falamos de uma mídia manipuladora, mas afinal, o que é manipulador, a mídia ou a Globo???

Mídia, “ todo suporte de difusão da informação que constitui um meio intermediário de expressão capaz de transmitir mensagens; meios de comunicação social de massas não diretamente interpessoais”, no caso, a mídia brasileira, é formada por inúmeros meios, como a televisão (formada pela Rede Globo, o SBT, a Rede Tv, a Rede Record, a Band, a Tv Gazeta, a Rede Mulher, a Tv Cultura, a Mtv, a Tv Senado e algumas outras redes de televisão), internet, jornais (inúmeros em todo o Brasil), revistas (também inúmeras), cinemas e também inúmeras outras coisas.
Ai eu tenho uma dúvida, ou melhor algumas...

Por que sempre que a gente pensa em programa humorístico, pensamos logo no Casseta e Planeta? Existem alguns outros, e bons, como o Show do Tom, na Rede Record ou o Pânico na Tv, na Rede Tv.
Por que sempre que pensamos em jornal á noite, lembramos do Jornal Nacional? Existem outros, sabia? Como o SBT Brasil, com Ana Paula Padrão, no Sbt ou o Brasil Urgente, com José Luiz Datena na Band e alguns outros, que se eu for ficar sitando não acabo mais.
Por que sempre que pensamos em programa culinário, só lembramos do Mais Você, com Ana Maria Braga? Existe o Mulheres com Cátia Fonseca na Tv Gazeta, ou o Pra Valer com Claudete Troiano na Band, entre outros.
Ou por que quando pensamos em programa de auditório só pensamos no Caldeirão do Huck ou Faustão, quando existe o Programa do Raul ou o Sabadão com Gilberto Barros?
Ah, também tem as novelas, por que as da rede globo são sempre as melhores? Algumas do SBT são legais, ou das da Rede Record e também da Band.
E por que sempre que pensamos em revista informativas, só se fala em Veja, Istoé ou Época? Existe a Carta Capital, sabia? Ou a Super interessante ou tantas outras.

É parece que quem manipula é a Globo, não a mídia em geral, afinal, quando pensamos em programa para jovens, por exemplo, só pensamos em Malhação, oxente... mas existe o RBD também (não sei se é legal, confesso que nunca vi, mas tenho que confessar também que malhação já perdeu a graça de tão repetitiva) ou Floribela, mas não, parece que só presta o que é da Globo. Talvez por isso achamos esses programas durante a tarde, esses que falam da vida de pessoas, tão chatos, porque não existe um desses na globo, porque eu aposto que se existisse todos assistiriam e achariam o máximo, como tudo o que ela apresenta (pois fiquei você sabendo que já aprendi muito nesses programas, como por exemplo, sobre problemas cardíacos, ou problemas de pulmão, entre tantos outros, e sim, todos em programas a tarde e de fofoca...).

Nunca entendi esse poder tão grande que existe nas mãos dessa grande empresa, isso é por causa de dinheiro? Pois é, deve ser. O que é uma pena, pois aí, a manipulação fica maior já que existe todo esse domínio representado tanto na televisão quanto em revistas (editora globo), filmes ou sei lá o que.

Mas por que ninguém se impõe? Por que ninguém resolve boicotar a Globo? Ora droga, temos que acordar e ver que a mídia brasileira possui muitas maravilhas, com ótimos repórteres, jornalistas, editores, ótimos atores, diretores de novelas e humoristas (uma coisa engraçada é que muitos saem da Globo para outras emissoras e acabam perdendo seu “ibope”, mas como se eles eram tão adorados quando estavam lá? Vai entender a mente do brasileiro, viu?).

Aí você deve ta pensando que eu to falando tudo isso, mas devo assistir sempre a globo, né? Pra falar a verdade, a muito tempo que não assisto, ou melhor, a muito não assisto televisão em geral porque estou sempre aqui pela internet ou fuçando o meu computador. Mas não pense que eu sou uma alienada que não sabe de nada, eu vivo em sites de noticias, tenho um ótimo provedor que me dá acesso aos melhor jornais de todo o mundo e eu estou sempre me informando (não vou dizer qual o provedor não, porque não to ganhando nada pela propaganda...hehehe), mas só quero mostrar que você pode se informar por vários outros meio que não o só pelo Jornal Nacional ou o Jornal Hoje, pela Veja ou pela Época, você deve procurar outros meios, outras editoras, talvez até você mude sua opinião sobre algumas coisas .

Acabei me prolongando demais, mas espero ter deixado claro que mídia não se resume a Rede Globo e que, portanto, sempre que você ouvir falar em mídia, que você pense em todos os meios de informação, todos, sem nenhuma exceção.

Karina Mendonça

4 comentários:

legionaria disse...

axu q a globo pelo dinheiro e poder q tem, manipula a mídia e esta se dxa ser manipulada, talvez axando q tem tá manipulando seja ela...dinheiro axando q sempre compra td, até nisso, a falta d caráter e d ética!bjos e fik com deus!

Mundo de Gilcobain disse...

ei muito bacana esse seu texto... eh, a mídia não eh só a globo, mas tipo que ela manipula bastante as pessoas, vc naum acha?! muito obrigada pela visita ao meu blog viu?! bjus e tduibom, continue mandando bem nos seus textos!

Libelula da Noite disse...

Oie!
Td bem???
vc vai na manifestação contra a corrupção???
No meu blog tem as informações pra que vai ter em Sampa... Pra dos demais estados vc encontra no www.reformabrasil.com
Bjus!

Libelula da Noite disse...

Opa! opa!
estar em Recife não quer dizer nada....
Da uma olhada no site.. daki uns dias eles vão divulgar a data ... vai olhando pq vai ter manifestação por ai tbm viu moça!!! hehehe

http://www.reformabrasil.com/index.php?option=com_content&task=section&id=9&Itemid=30

Bjus!