quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Feliz Natal!!!

Não. Eu não estou louca. E sim. Estou te desejando um Feliz Natal. Antecipado? De forma alguma. Vou te explicar tudo direitinho e talvez você também me deseje um Feliz Natal, quem sabe...

Toda criança adora Natal, eu fui assim, por pouco tempo, mas fui. Mas se você perguntar por que todas elas adoram o Natal, elas responderão que é por causa dos presentes. Mas e quando elas não ganham presentes? Ficam indiferentes? Ou gostam mesmo assim? Não sei, nunca perguntei.

Gostei do Natal por um curto período da minha vida. Quando juntávamos todos na casa dos meus avôs, era divertido. Tinha muita gente, era uma festa! Com o tempo, as pessoas foram diminuindo, deixaram de comparecer.

Mais tarde, a primeira morte. Não foi perto do Natal, mas foi estranho o primeiro Natal sem minha bisavó. Tentaram fazer parecer uma festa, mas não teve nenhuma graça. Foi triste, chato e sem graça (já falei “sem graça”?).

Desde então, o Natal nunca foi o mesmo. Não pra mim. Os presentes também param de vir. E mesmo que viessem eu havia decido não recebê-los mais, afinal, não queria ajudar o capitalismo a sair lucrando com suas datas comemorativas.

Ah, e não me venham os religiosos dizer que o Natal é a comemoração do nascimento de Jesus. Sei que Jesus nasceu, mas sabemos todos, que não foi no dia em que comemoramos. O dia 25 de dezembro foi apenas um dia inventado para comemorar o Seu nascimento, nesse caso, eu posso comemorá-lo sempre que sentir vontade, não é mesmo?

Até o ano passado, todos me criticavam ao ouvirem a frase: eu não gosto de Natal. Ficavam chocados, me olhavam indignados. Nunca entendi o porquê. Mas, se acreditavam que eu não tinha nenhum motivo para tal, agora eu tenho.

Minha avó (aquela onde os Natais eram tão legais) morreu no dia 21 de dezembro. Uma proximidade e tanto em... Pois é. Acredito que depois do acontecido, as pessoas parem de me olhar estranho e concordem que eu tenho um motivo muito justo para pensar como penso.

No entanto, não foram apenas as ausências nas festas natalinas que mudaram a minha opinião sobre essa festa. O que me irrita, são a “época natalina”, os “sentimentos natalinos”, a hipocrisia natalina...

Por que no Natal, as pessoas resolvem fazer doações? E ajudar o próximo? E perdoar os erros, as mágoas, as discórdias? Por que todos resolvem ficar bons?

Oras, doações são necessárias todos os dias. Se você ajuda com agasalhos, creio que eles precisam se agasalhar o ano inteiro. Ajudar alguém a atravessar a rua, pode ser feito qualquer dia.

Quanto a perdoar, se você não perdoou o ano inteiro, por que fazer isso no final dele? Por que todos são tão hipócritas nessa época?

Nesse caso, faça do Natal (não a data capitalista, claro) todos os dias!

Se você quer ajudar, ajude sempre!
Se quiser doar, doe-se todos os dias!
Se achar que perdoar é algo bom, perdoe sempre que necessário!

E quanto ao nascimento de Jesus. Agradeça pela vida Dele todos os dias. Não há porque esperar uma data para isso.

Portanto, hoje, eu decidi que será o meu Natal.

Há muito tempo que ajudo sempre que posso, e perdoou sempre que é preciso. Não espero o “espírito natalino” para fazer nada nessa vida, ou melhor, acho que já nem conheço esse tal “espírito”.

Pronto! Acho que agora você me entende um pouco mais, né? Então....
Feliz Natal!

Kari Mendonça

6 comentários:

Palavras de um mundo incerto disse...

sABE DE UMA COISA, EU NÃO GOSTO DATA DISSO OU DAQUILO. PRINCIPLAMENTE AS COMEMORATIVAS, ONDE A CINITICAGEM ENTRE EM AÇÃO NESTE MOMENTO.

pOR QUE NÃO COMEMORAM SEMPRE TAL DATA, TAL MOMENTO ?

cOLOCAM DIVERSAS DATAS BIZARRAS PRA SE COMEMORAR.

E INFELIZMENTE AS FAMÍLIAS ESTÃO A MERCE DESTA ENGANADORA DE SONHSO CAHAMADA "HIPOCRISIA".

bJOS E FELIZ NATAL!

MARCOS STRE

.karol holzer. disse...

.feliz natal pra vc tb!
.vc está certíssima... concordo plenamente!
.perdoar? só no natal.
.doar? só no natal.
.presentear? só no natal.
.muito triste a sociedade dominada pela mídia!!!
.meu avô tb morreu há alguns anos, no dia 25 de dezembro... uma tristeza pra todos , principalmente pro meu pai que fica com aquela cara de cachorro perdido no dia do natal.
.
.feliz natal sempre!
.bj.

Krika Muniz disse...

Oi Kari... Feliz Natal... até que em fim achei uma pessoa que como eu detesta a data estipulada para tal festejo... acho os sentimentos falsos e hipocritas que rondam o festejos de fim de ano... é uma pena que o encanto tenha se quebrado... e que os natais não sejam mais os mesmos... um grande beijo e volte sempre lá no TPM... vou te linkar posso??? um grande beijo!!!

Priscilla Pontes disse...

entaum feliz natal!
concordo co vc quanto ao natal ser todos os dias, pq 1° jesus n nasceu nesse dia mesmo e 2°o espírito natalino deveria existir o tempo inteiro. Mas não descarto a festa natalina concordo, é claro, com o fato das pessoas só esperarem muitas vzes p perdoar e serem melhores no natal, mas n o chmao de hípócritas, pois há pessoas sim q só se "tocam" com o ajudar o próximo, perdoar e ser gentil perto do natal...da msma forma q muitos só se lembram de agradecer a Jesus pelos eu sacrifício por nós na Páscoa, mas há pessoas q n fazem isso momento algum.
O máximo que sinto é tristeza por elas não serem assim todos os dias, e por não expalharem a caridade e o amor pelos outros o ano inteiro, mas pelo menos no Ntal as coisas ficam mais amenas, e não reclamo por isso.
Acho que chamar de hipócritas eria algo mto forte, mas como se diz isso é uma "opinião pessoal ,minha"...
mas entendo a dor de se comemorar uma data qndo uma pessoa que amamos se foi tão p´roxima dela. Minha bisavó sempre deu o espírito do natla e há dois anos se foi o natal nunca foi o mesmo..
Mas aqui em casa independente de qlquer coisa inclusive de presentes...sempre arrumamos a casa para receber cristo, montamos a árvore e reunimos a família, p nós sempre é uma data importante e de amor.


masi uma vez Feliz Natal, vamos trazer esse sentimento maravilhoso p nós todos os dias!


Bjos.

Priscilla Pontes disse...

ah lí o post anterior!
lindissima mensagem kari!


Bjos.

o nascimento do lírio e o horror da guerra, que contraste!

Anônimo disse...

I found this site using [url=http://google.com]google.com[/url] And i want to thank you for your work. You have done really very good site. Great work, great site! Thank you!

Sorry for offtopic