terça-feira, 27 de novembro de 2007

A "coisificação" da mulher

Já há algum tempo que venho reparando nos homens. Não neles exatamente, mas em como eles reagem ao perceber uma figura feminina nas proximidades. Cada vez eu fico mais chocada e tenho mais certeza de como eles (muitos deles, a maioria, mas não todos) são uns idiotas.

Fico me perguntando, quando a mulher deixou de ser aquela figura tão santificada e tão respeitada. Tudo bem que o respeito à mulher nunca foi tão grande, pois ela sempre foi apenas um ser inferir e submisso aos homens, mas antigamente, pelo menos, a mulher era tratada com um pouco mais de dignidade.

Hoje, no entanto, a mulher é vista apenas como uma coisa. Coisa essa que os homens gostam de olhar, ou melhor, se olhassem apenas, seria muito bom, mas eles de fato, "secam" as mulheres com os olhos. É impressionante como eles se viram para olhar uma mulher que passou e mais especificamente, olhar a sua "bunda".

Uma mulher consegue analisar um homem em uma fração de segundos. Ela consegue perceber toda a roupa que ele está vestindo, a cor do cabelo, dos olhos, e até toda a suas costas (sim, as mulheres também olham para um pouco abaixo das costas, qual o problema?), e ele nem sequer percebe que toda essa análise foi feita.

Mas eles não conseguem ser discretos assim. Quando um homem olha uma mulher, é possível sentir o seu olhar penetrando a alma, tamanha é a fixação com que olham, seja para qual parte do corpo for. Não tem coisa pior para um mulher, do que perceber um homem olhando os seus peitos. É constrangedor e dá uma raiva muito grande.

São poucas, muito poucas as mulheres que se sentem bem em receber esses olhares, não sei por que, mas elas se sentem valorizadas. È, mas não é porque algumas poucas mulheres pensam assim que eles deveriam nos olhar como simples coisas.

Não somos vítimas, e nem coitadinhas, de forma alguma. Mas merecemos respeito e gostaríamos de ser olhadas ao menos, como seres humanos, e não como um corpo apenas com "bunda" e peito, pois acredite, de nada valem esses dois "apetrechos" quando a cabeça é vazia.

De nada vale um corpo bonito, quando o conteúdo é vazio. Acredite, a beleza um dia acaba. Os homens sempre dizem que o que procuram primeiro numa mulher é a beleza e o corpo, depois eles procuram o conteúdo. As mulheres, no entanto, gostam de poupar trabalho e procuram primeiro por um bom conteúdo, depois elas olham as embalagens.

Claro que, para todos os tipos citados, existem exceções. Algumas poucas mulheres procuram só beleza, e alguns pouquíssimos homens procuram o conteúdo. Mas nunca esqueça que, somos mulheres, somos jóias raríssimas, verdadeiras rosas.

Merecemos todo cuidado e todo o valor que as pedras mais preciosas necessitam. Por isso, dá próxima vez que for olhar para uma mulher, admire-a com todo respeito, e não olhe apenas como se estivesse olhando uma coisinha qualquer.


Kari Mendonça

15 comentários:

Antônio disse...

Vou comentar teu texto com uma frase dele mesmo:

"É, mas não é porque algumas poucas mulheres pensam assim que eles deveriam nos olhar como simples coisas."

Dessa forma, transformo para:

É, mas não é porque alguns poucos homens pensam assim que elas deveriam nos olhar como simples coisificadores.

Pra um cara que nem eu, que tem sensibilidade saindo pelos poros, esse texto soa como um grande apelo feminista. Eu olho, sim, bundas, peitos e tudo o mais, mas não deixo de procurar conteúdo (e, graças a Deus, encontro) e de tratar minha namorada como ela merece.

Entendo teu desabafo, mas ele também "coisifica" os homens, quando, na verdade, não existe mais essa divisão entre masculino e feminino, e sim a divisão entre quem valoriza a vida e quem não valoriza.

Beijão, moça!

Antônio disse...

Ahhhh, ofendeu nada, querida!
Uma pequena divergência de opiniões não constitui propriamente uma ofensa. Eu entendi o teu lado, tu entendeste o meu. É esse tipo de relação respeitosa que deve ser pregado, pois é a partir daí que começa a boa convivência entre as pessoas, independente do sexo de cada uma.

Grande beijo pra ti, e obrigado pelo elogio! =]

Sinto que sei que sou: disse...

Bem eu concordo em partes por ser mulher e sofrer dessas :olhadas malditas, mas concordoq ue nem todos sao assim tenho amigos q procuram primeiro sim o conteudo (sao bem poucos) mas existem...
Mas que a sensação de ser "comida" com os olhos é constragendora ah isso é, odeio sentir que stão me olhando assi, ja um olho no olho muda tudo, ate me deixa incabulada...
Os olhos são o espelho da alma e não a "bunda" ahuahu

Bjus Kari
:)

candy disse...

Aiii não fale desse tipo não!
É constrangedor!
Na hora bate aquela raiva, mas antes vc sente taaanta vergonha que a raiva só vem depois.

Eu costumo olhar todo mundo, faço uma geral mesmo com o olhar, mas com descrição. Não deixo de olhar os atributos físicos (tanto masculino, quanto feminino), sou muito observadora.
Mas daí a deixar uma pessoa constrangida é outra coisa.

Isso par não entrar no hall das cantadas baixas, né? Já escutei cada coisa que se eu contar vc nao acredita. A pior delas escutei aí em RF. Quis me enterrar!!!!!
:S


beijoooo

Reticências disse...

Salve, salve...

Primeiro, santificada para a maioria dos homens, só a mãe. De resto nem precisa muita análise pra ver que isso nunca existiu.

Qdo um homem olha uma mulher, honestamente acho difícil que ele chegue à alma. No máximo consegue descobrir qual q cor do sutiã.

Esse tipo de olhar, me desagrada. Me ofende. Me sinto um pedaço de carne.

Comentário indignado, não? Rs. Mas não é nada de mais. Esses tipinhos me provocam uma repulsa sem tamanho.


Bjo

Auíri Au disse...

Raras e preciosas!
O que seriamos de nós sem vocês??
Quando você está lá com seus 14 aos 18 anos realmente você se sente atraido somente pelas pessoas "bonitas externamente" mais chega uma idade da sua vida que a beleza física não importa muito, é nessa idade que você realmente está se valorizando!



Beijos

Roberta disse...

Oi, Kari! Realmente pe muito constrangedor esses olhares secantes que alguns homens lançam pra gente. Dá a impressão que a gente tá sem roupa, sei lá! E se pensarmos o que será que estão pensando da gente, acho que a gente pira! Odeio isso... Tem homem que acha (ou deve achar, sei lá!) que quando olha uma mulher assim, que ela gosta ou que se sente lisonjeada. Não conheço nenhuma que goste, nem aquelas que têm a auto estima lá embaixo e que precisam de um elogio. É horrível, parece que somos um pedaço de carne! Mas, mudando de assunto, tô passando por aqui para te avisar que tem capítulo novo e pra te agradecer pelo apoio. Brigadão! Um super abraço e tudo de bom pra você!

Thais G. disse...

Depende do ponto de vista
;)

bjus

::Lone Wolf:: disse...

Minha nossa... Adorei muito o seu texto. Muito mesmo. E concordo plenamente. Estava mesmo com vontade de saber que nem tudo está perdido... Virei aqui muitas outras vezes ^^

Até mais!

∆٭♥∞

César Fernández disse...

Sabe, você disse que são poucas, mas eu acho que na verdade são a maioria...
A maioria das mulheres se sente bem ao reparar um homem olhando para as suas curvas.

Os meus amigos me acham estranho porque eu olho para os rostos das meninas, para os cabelos, e até reparo nos brincos e acessórios. Eu, ao invés de falar "Cara, olha aquele peitão", falo "Poh, você viu os olhos daquela menina?"

E realmente, nós homens somos uns imbecis. Assim como eu digo que a maioria das mulheres se sente bem ao reparar que suas curvas estão sendo olhadas, também admito que QUASE TODOS os homens só querem saber é das bundas mesmo...

Mas é ótimo saber que ainda há mulheres que pensam assim como você.

Como o Lone Wolf disse, nem tudo está perdido.

:D

Alexandre Hallais disse...

MInha doce e querida Kari...

Não fale mal dos homens que eu serei obrigado a concordar... rsrsrs
Homem só pensa em bunda. Nossa!
Conversa de banheiro masculino...
- Já viu a bunda da fulana? E a calcinha? Até acho que ela não usa...
ou então...

- Naquela garupa eu viajo até o fim do mundo... (eu acho essa´péssima)

Os homens tem a capacidade de síntese de uma mulher através da bunda que ela carrega... ficou meio acessório? ah! deixa pra lá... não é não.

Não vou posar de puritano e dizer: KARI, EU NÃO OLHO PARA AS BUNDAS QUE PASSAM E GIRAM AO MEU REDOR!!!
Claro que olho, mas com jeito, com carinho, com esmero... Sem deixar a mulher perceber e oculto meus comentários. No meio da Avenida Presidente Vargas não rola... eu não olho pq acho falta de respeito...

Trabalha um coroa comigo, nada contra os coroas, pois já estou virando um, mas o cara só fala em bunda. Ele me conta várias histórias fantásticas sobre as mulheres imaginárias e suas bundas fabulosas... eu tenho que ter paciência.

Bom, é por aí. Mulher deve ser apreciada e não olhada.

Beijos

Alexandre Hallais

Hugo Simões disse...

Bom, primeiramente eu não gostei do poema mesmo!
hehehhee
E segundo, acho que não é bem a maioria de vocês que não gosta disso. Pelo menos por aqui tem muita mulher que gosta de ser reparada e se veste com coisas minuscolas no frio!
Do mesmo jeito não somos todos que somos indiscretos. Mas esse é um assunto polêmico que já discuti demais por aí!
shiaohsohaosh..
cada um tem a sua opinião, e vc está certa de achar cara de pau nossa.
adoro vc!
beijO!

Sinto que sei que sou: disse...

Obrigada Kari a torcida me ajudou tbm ...uahuau

Bjus boa quinta
:)

Sinto que sei que sou: disse...

Obrigada flor
:)

ALF disse...

Você tem toda a razão. Hoje banaliza-se demais todos esses sentimentos. A mulher foi banalizada e essa coisa que pregam hoje em dia é revoltante. Mulher como simples objeto, como coisas.

aiai, não sou uma das melhores pessoas, mas não nego que analiso o mais discretamente possível. Embora a primeira coisa que observo numa mulher são os olhos. Acredite. Acho que falta mais respeito á alma feminina. As mulheres sõa jóias raras sim e a feminilidade é deeras maravilhosa e deve ser valorizada. Ah mulher...

É engraçado, mas quando não há sentimento somos guiados pela atração. E logo a beleza se torna alvo principal. Mas quando tu vai conhecendo pouco a pouco uma mulher e vai notando a belíssima alma que ela guarda dentro de si, o amor pode aflorar-se e a beleza de fora se torna apenas coadjuvante. Quando se ama, se enxerga dentro, no mais profundo daaquele ser.

Procuro mulheres com conteúdo, principalmente. MAs se for linda facilita rsrsr

Beijo grande