sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Aos 19

Era o seu aniversário. Ela não sabia se ficava feliz ou triste com isso. Quando era mais nova, era o aniversário de 14 anos que a encantava, pois finalmente poderia entrar em certos filmes. Sua maior frustração foi, quando passou seu aniversário e surgiu a classificação de 16... Dessa forma, ela teve que sonhar com os 18 anos. Aí sim, imaginava ela, sua vida mudaria completamente.
.
Em um de seus aniversários, aprendeu que não adiantava fazer um pedido ao apagar as velinhas, precisava-se enfiar o dedo indicador no bolo. Desde então ela fazia isso sempre, ou melhor, sempre que tinha algum bolo para fazer...
.
E no dia dos 18 anos, havia se mudado há poucos dias. A casa ainda estava uma bagunça e cheia de caixas. Ela estava cansada de tanto arrumar as coisas. O seu aniversário passou em branco, exceto pela coxinha e o brigadeiro que comeu com suas irmãs e sua mãe, em uma lanchonete perto de casa. Da mesma forma como o dia de seu aniversário, foi o resto do ano. Meio sem graça, nada de mais.
.
Ela tirou a carteira de motorista. Definitivamente aquele foi o pior dia de sua vida. Dia 29 de maio de 2007. Nunca havia ficado tão nervosa. Ao sair de lá estava com os braços doendo e os dedos sem conseguir mexer. Havia segurado aquela direção com muita força. Sinceramente, ela não conseguia entender como havia passado, mas passou. Pegou a sua carteira. Pena que nunca a usou.
.
Sim! Ao sair do Detran ela pegou o carro, mas entrou em pânico e não conseguiu sair do canto. Tentou algumas vezes, mas o medo sempre a invade e a atormenta. Ela ainda não desistiu de tentar, mas, cada vez que tenta se sente pior. Sente-se incapaz. E quem gosta de se sentir assim, não é?
.
Mais, em seus 18 anos, recebeu um presente maravilhoso. O melhor de todos, como ela costuma dizer. É! Um menino daqueles, pra lá de especial, sabe? Ela se apaixonou completamente e é ele que faz dos seus dias os melhores possíveis. Mesmo quando a saudade bate, ou quando ela quer sair correndo para seus braços...
.
Mesmo quando ela chora por não tê-lo ao seu lado a todo momento, ainda assim ela o quer mais e mais. E desde que o conheceu ela não quer mais ninguém, só ele. E hoje, ela é dele. Sim! Só dele. E sabe que ele também é dela. E, independente de qualquer coisa, eles são felizes juntos.
.
E hoje ela faz 19 anos. Engraçado é que, ela novamente se mudou há alguns dias. Ainda estão arrumando as coisas e ela, mais uma vez, está cansada. Ela quer que o seu dia passe em branco. Não gosta de festas, nunca gostou. O presente que ela queria ninguém pode dar (ou ninguém quer), e por isso, ela também não faz questão de receber mais nada.
.
Ela o queria ao seu lado. Ao menos hoje, só hoje. Mas também não pode. Então não quer ficar com mais ninguém. Não quer sair. Não quer ver o mundo. O mundo que ela criou para si já está bom. Incompleto, porém caminhando para completude. E como vivem dizendo para ela, “você ainda é jovem, tem muito que aprender”.
.
Ah! Mas ela não gosta quando dizem isso. Ela vive dizendo que nasceu tarde, pois sempre quer mais da vida. Sempre quer o que ainda não pode ou não deve. Odeia quando a dizem que ela não entende algo, principalmente quando ela sabe sobre o que estão falando.
.
Ela não é uma pessoa fácil. Conviver com ela não é sempre um mar de rosas. Paciência? Ela não tem muita. Nunca teve. Também não é do tipo que leva desaforo pra casa, e raramente consegue segurar a sua língua. Às vezes se arrepende, mas aí já é tarde pra fazer alguma coisa.
.
Desde pequena, sempre quis morar no Sul do Brasil. Nunca teve vontade de conhecer o mundo, apenas a América Latina e Cuba, já a deixariam completamente satisfeita. Pretende se formar em jornalismo, mas, como a profissão não é muito valorizada onde ela vive (no Nordeste), ela vai embora pro Sul assim que puder.
.
Não é que ela não goste do Nordeste, que isso fique claro. Ela ama a sua terra, o seu canto. Mas ela sonha com a sua profissão e formação há muito tempo, e vai correr atrás daquilo que achar melhor, e, mesmo que não seja o melhor, que seja o que ela quer.
.
O maior sonho de sua vida é ter um filho. Quando comentou sobre isso, porém, foi questionada se não gostaria de se casar. Ela quer se casar um dia, mas nunca sonhou em entrar na igreja e muito menos com um vestido branco. O dinheiro que gastaria numa festa, pensa ela, seria melhor usar arrumando sua casa.
.
Sempre que ela vê uma mulher grávida, morre de inveja. Não pode ver um bebê na rua que se encanta e fica toda boba. Sim, ela é jovem ainda. Mas como já disse, ela pensa alto. Pensa mais do que deveria. Mas ela pensa! E não vê a hora de segurar o seu filho no colo.
.
O ano para ela só começa no dia 25. Sempre foi assim. Mais especificamente ás 10:40 da manhã. E mais um ano se inicia na sua vida. E ela só quer que tudo corra bem. Que as coisas se estabilizem. Que talvez aprendam a compreendê-la melhor. Que ela deixe de pensar algumas coisas que não deveria.
.
E que, ela possa ser feliz! É só o que ela vai pedir quando finalmente apagar as velinhas em seu sonho, hoje à noite, minutos antes de dormir.
.
.
Kari Mendonça

17 comentários:

Candy disse...

Amiiiga
vou ser a primeeeira!
\o/

Parabééns!
Saúde, paz, amor, sucesso, dinheiro (vc sabe pra que...hehehe), muitaaa felicidade!
Tudo de coração, viu?

Se prepara que esse ano promete ter fortes emoções para voce!
E 19? Tá só começando e tem muuuuitaaaa coisa boa pra viver ainda!
(detesto qnd me dizem isso ¬¬ hauhauhahua).

Aparece que to sentindo sua falta!


beeeeeeeeijooooo

Marina disse...

Kari =D

Primeiramente...Parabéns pelos 19 anos =D
Sabe, mesmo que não seja um dia com festas, amigos enxendo a casa, musica, bolo..é mais um ano de sua vida que está iniciando...e isso já torna o dia mais que especial =)


Espero que seus sonhos se realizem...inclusive o de ser mamãe...mas que eles aconteçam no momento certo =) para que possam ser aproveitados com muita felicidade =)

Bjos =***

Antônio disse...

Ela também tem um sotaque adorável e é uma simpatia ao telefone.
Foi um prazer imenso conhecer a voz dela, bem como finalmente trocar algumas palavras de forma menos virtual.
Me senti mais próximo dela, pois costumo ligar apenas para meus amigos mais próximos.
Dei os parabéns a ela e disse somente o que meu coração pulsava naquele momento: que sua vida fosse feliz e iluminada.
Inteligente e sensível como ela é, será um prazer recebê-la aqui no Sul.
Parabéns a ela, novamente.

Beijão!

Fire disse...

Aeeeew! Feliz Aniversário!!


Que tudo de bom q ocorreu venha em dobro!

Eu por enquanto aguardo anciosa pelos MEUS 18 anos! ><

Mil bjus

Biaaahhh disse...

Puxa Kari,que coisa mais linda...
Não sei nem por onde começar.
Mas acho que vc precisa tomar coragem pra dirigir...
E a sua história é muio bonita,saiba disso...

Bom,agora que pra vc o an começou quero te desejar feliz anversário e feliz ano novo...

Tb não sou muito fã de festas(dependendo das festas...)

Mil beijos;

Mylene Ribeiro disse...

Parabéns pra vc !!!!!!!!

Q tudo de mais lindo aconteça na sua vida menina linda, do coração do tamanho do mundo .

Q seus sonhos se realizem sem exceção !!!

Q venham mais 20, 30, 40 e por aí vai .

O homem da tua vida, os filhos que tu quer tanto , a família dos teus sonhos e etc, etc,etc .

Bjos, bjos e bjo

::Lone Wolf:: disse...

Que os seus sonhos se realizem e que sua vida seja repleta de felicidade e amor. Também tenho vontade de me mudar para o sul, porque amo o clima, a cultura das pessoa de lá, as flores...
Bem, um feliz aniversário e um bom ano ^^

Beijos.

∆٭♥∞

Menina Lunar disse...

Kaaaaaaari!!!!!!

19 aninhos? Parabéns lindona!
Vou ficar com meus dedinhos cruzadinhos aqui pra que esse ano que começou hoje, seja completamente fantástico e imaginando vc a jornalista brilhante com um bebê de olhinho verde no colo, que com certeza vai ser viu?

=D

Tudo de mais maravilhoso pra vc, alegria, força, saúde e crescimento sempre.

E Amor muito. Ilimitado.

Mil estrelas e flores e beijos!!

Thais G. disse...

Meus parabéns pelo aniversário Kari!

Katarine disse...

Opá!
Parabéns!!!
Muuitas felicidades, paz, amor e que todos os seus sonhos sejam atingidos, mesmo que vc ainda esteja um pouco nova... rs Geeeente pensei que vc fosse mais velha!! hUAhUHAuAhUAu... Realmente, vc está além do seu tempo. hehehehehe.
bjokas gata e vê se aparece, tô morrendo de saudade!!!
=D

Uma vencedora disse...

Amiga...

Feliz aniversário!!! O meu pai também fez aniversário no dia 25/01...

E quero dizer-lhe para que deixe a coragem tomar conta da sua vida, e saberás que poderá pular esse obstáculo...

Bjs

Janaína

Enterufter disse...

Garota, então diz pra essa menina que eu estou mandando meus parabéns, e que também estou pedindo pra ela continuar sonhando alto, muito alto, que assim ela vai conseguir tudo que ela quiser na vida dela, toda felicidade do mundo, porque deu pra perceber que ela é uma pessoa muito especial e merece ser muito feliz.


Não esquece de mandar um abraço meu pra ela hein!

Beijão!

Ninguém disse...

aaah, gostei mto do seu texto, de verdade :D
eu não gosto de dar parabens, ai fico sem saber o que dizer em aniversarios :p
enfim, parabens :D
:***

Sinto que sei que sou: disse...

Parabens super atrassado Kari...
Que seus 19 anos sejam felizes e ao lado de quem vc ama, e torço (muito) para que tudo que deseja se realize...

:)
Muitos parabens sempre

Marcela disse...

História real contanda em terceira pessoa... adooooooro!
Kari, parabens pra ti! Toda felicidade do mundo... tu é uma guria bacanérrima que adorei conhecer!!! Desejo que vc seja feliz todos os dias, pra sempre!
Adorei mesmo a maneira como escreveu hoje. Ficou especial.

Ainda bem que tu voltou! e parece que adivinhou, eu ia comentar hj perguntando por onde a senhorita andava ;)

Ah, e tu tocou num ponto crítico,tbm queria ter uma graninha pra estar perto de quem amo... mas a gente nao desiste, e luta sempre! =D No mais, a simplicidade é o que há!

Boa semana!
Um beijo

O Véio disse...

Parabéns, Kari!

Jornalista, escritora,(redatora?)tudo isso se encaixa contigo. Tem muita facilidade pra escrever!

O Sul que você diz é o Sul mesmo, ou quis dizer "Ao sul do nordeste"? Porque, se não gostar do sul, pode vir pra cá, pro Sudeste... rsrs

Muito feliz por te conhecer!

;-)

ALF disse...

Nossa, que encantador, que palavras maravilhosas. Parabéns (diga-se bem atrasado rsrsr) pelo aniversário.

És jovem mas já tem um mundão dentro de ti. Já emana uma linda aura, uma boa energia. Parabéns a essa menina que sabe encantar, que sabe ser particular, única e sabe o caminho do coração de cada um.

Parabéns a essa menina que tanto tem amor, que tanto sonha e que tanto teima em ser feliz. E você está certa minha cara, você tem que pensar alto, pensar no que for melhor pra você.

Parabéns a essa amiga tão especial que nos ensina a amá-la a cada dia.

És por isso tão querida.

Beijão.
Te estimo muito viu.

Felicidades sempre...

;)