segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

"Mulheres inteligentes, relacionamentos completos"

Em uma aula qualquer, durante os seis meses finais do último ano do ensino médio, eu e minhas amigas nos juntamos para fazer um esboço do que seriam os assuntos tratados no nosso livro, "mulheres inteligentes, relacionamentos completos".
.
Infelizmente eu não lembro o que colocamos no papel. Lembro apenas que eram 14 títulos que seriam os capítulos do livro. Pretendíamos um dia organizá-lo. Uma idéia infantil talvez, ou apenas um passatempo.
.
Acontece que hoje fui lembrada desse episódio e, ao lembrar o título do livro, fiquei um pouco pensativa. Apesar de não saber o que escrevemos, lembro apenas que colocamos frases que diziam que, para ter um relacionamento completo, a mulher precisaria fazer algo ou ser de aluma forma. Precisaria, acima de tudo, ser inteligente.
.
Talvez fosse um livro de auto-ajuda, não sei. O que importa apenas é que, ao pensar sobre o assunto, percebi o quão ridícula foi a nossa idéia. Pergunto-me como pudemos pensar em "criar fórmulas" para que um relacionamento pudesse ser completo!
.
Oras, manter uma relação é como falar ao telefone, impossível de fazer sozinho. Não importa que lhe digam como agir ou o que fazer, uma relação nunca irá para frente se duas pessoas não quiserem e não fizerem acontecer.
.
Ás vezes, ao entrar na uol, por exemplo, onde gosto de ler notícias, encontro sempre algumas manchetes de revistas, que quando tenho curisidade, gosto de ler. É engraçado como as matérias são ridículas. Fico me perguntando se existe quem siga tais "dicas".
.
"Como manter uma relação saudável". "Como segurar o seu homem". "Você é uma boa namorada"?" Como melhorar o seu desempenho na cama". "O que fazer para agradar ser amor". Essas e outras perguntas e dicas vejo com muita freqüencia.
.
Como pode alguém acreditar que, seguindo "dicas" terá sucesso em seu relacionamento? Claro que há algumas coisas que podem ser feitas, como compreender e ceder um pouco. Mas nem sempre as "dicas" podem ser generalizadas, pois nem todas as mulheres são iguais. E nem todos os homens.
.
De que adianta fazer tudo "perfeito", seguir todas as "regras", agradar ao máximo, quando o outro já não quer mais nada? Quando, de alguma parte, já não há o interesse em levar para a frente? Uma relação deve ser regada, mas não apenas uma vez por dia. Deve haver o respeito acima de tudo.
.
Uma mulher ou um homem não deixa der ser inteligente por sua relação ter chegado ao fim. Exceto apenas, quando há traição, mas esse é um assunto para outro dia. Existem inúmeros motivos que podem separar ou unir pessoas, sentimento é um deles. Tempo também.
.
Quando se fala na relação entre duas pessoas, não se pode falar em inteligência. Sabedoria talvez. Pois há quem seja sábio sem necessariamente ser inteligente.
.
.
Kari Mendonça

16 comentários:

Reticências disse...

O título tb poderia ser: "Mulheres inteligentes, relacionamentos complexos" ;).

Oh sim, muitos parecem acreditar q exista uma fórmula, mas é como dizem: "quem um dia irá dizer q existe razão nas coisas feitas pelo coração, e quem irá dizer que não existe razão?"

Bjo

Mylene Ribeiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Antônio disse...

"Pois há quem seja sábio sem necessariamente ser inteligente."

Gostei dessa frase. Tinha mesmo pensado em escrever sobre essa diferença entre inteligência e cultura dia desses.

Bom, sobre relacionamentos, não há o que questionar no teu texto. De fato, cada um tem sua peculiaridade, e o máximo que se pode fazer é usar a experiência dos anteriores para que não se cometa os mesmos erros. E, mesmo assim, há quem não consiga deixar de errar...

Beijão, querida!

Marcela disse...

Ooo Kari.. muito obrigada!
Também adoro ler essas coisas lindas que tu escreve!

PS: Ela vai ligar. Mas o nome dele é Rodrigo =)
E ela só vai desistir caso aconteça isso:"De que adianta fazer tudo "perfeito", seguir todas as "regras", agradar ao máximo, quando o outro já não quer mais nada?" ;)

Um super beijo!

Sinto que sei que sou: disse...

Eu não sou a pessoa mais indicada pra "dicas" e nem pra recebe-las, tambem nao acho que com essas "diquinhas" alguem consiga melhorar seu ralcionamento, mas o carater pode aperfeiçoa-lo, aprendendo um com outro a entender e compreender o parceiro(a) isso sim é o basico pra tudo nao só pro namoro...eu minhas amigas tbm surtavamos nessas coisas era hilario

bjus
Bo terça Kari

:)

Biaaahhh disse...

Está ótimo Kari,acho que é isso mesmo.Só o tempo e os próprios relacionamentos e que podem nos ensinar como agir com "tal" e "tal" pessoa,e não as dicas de uma revista ou de um site...
Às vezes eu leio essas dicas só pra me divertir,pensando:"será que alguém segue isso???"...

Mil beijos;

O Véio disse...

Oi, Kari!

Não tinha visto o "Botando pra fora"... Tem até foto sua aqui... rsrs

E, nossa! Você é muito bonita, heim? Linda e inteligente desse jeito, que sorte deve ter seu namorado! Realmente, você não precisa fazer nada mesmo para "segurar o seu homem", nem de muito esforço para "esquentar o seu relacionamento" rsrs

Beijos!

;-)

The Thinker disse...

Ola kari!!!!

Ta bom. perguntei so por perguntar nao estava imaginando nada d+ nao.

Sinta a vontade em dizer o que quiser quando estiver por la no site.

Bjs....

T+v!

Força Sempre!

www.think.blig.com.br

Fire disse...

Ótimo texto!
Eu sempre achei uma babaquice msmo essas tais "dicas", até porque (pelo menos eu sou assim) quando a gente ama, a anciedade é tanta, o frio na barriga e tudo mais, como vc vai se lembrar de tudo que leu? E é verdade, ninguém é igual á ninguem!

Beijos

|Thamires disse...

concordo! e sabe aquele música? "...ainda encontro a fórmula do amor..." UTOPIA. Acho q uma pessoa inteligente/sabia perssebe isso, isso sim!
;*

Weird disse...

...engraçado isso, porque até alguns meses atrás eu pensava que era possível manter por mim e por ela. =P

Flavinha disse...

Sábia, sábia Kari.

Algumas dicas existem unicamente para não serem seguidas.

Relacionamentos sempre são tiros no escuro - não há como prever a trajetoria deles. São apredizados. Sempre.

Beijos

Lizzie disse...

Hamm...Hmmm... É, tá bom, eu confesso: mulheres inteligentes são complicadas, as não tão inteligentes também e...Todo relacionamento se torna complicado se não tiver cumplicidade e sinceridade máximas. É véro.



Beijocas

www.lizziepohlmann.com

Janete Andrade disse...

oie , sou nova por aqui! =D
e de cara já gostei...
acredito que um relacionamento saudável não tenha fórmulas "milagrosas", mas sim, muita compreensão de ambos.

;*

Katarine disse...

Nossa, concordo em número e grau com reticências. Na verdade, quando li o título pensei que fosse isso que estava escrito, rs. Acho que tenho que aumentar o grau dos meus óculos, rs.
E concordo com vc tb. As pessoas podem ser parecidas, mas nunca iguais às outras. E não existe "regras" ou mandamentos para ser ter um relacionamento perfeito. Mesmo porque, se tudo fosse perfeito, seria muito sem graça.
Acho sim, que o amor e o respeito alimentamos todos os dias, com nossos gestos, nossas atitudes. E quando não há mais nenhum dos dois, ah, esquece. Acabou o relacionamento.
Agora, isso não deixa a pessoa mais ou menos inteligente. Quem nunca cometeu um mínimo erro? E é exatamente com eles que nos tornamos pessoas sábias. Eles que nos ensinam a viver! Bm, mas que mulheres e homens inteligentes são bem mais interessantes, ahhh, isso são, rsrsrsrsrsrsrsrsrs.
bjokas!!!

ALF disse...

Isto é verdade. Mesmo agradando a pessoa da melhor forma não adianta se ela jão não querer mais.

Uma relação completa é bem dificil, e parte de ambos.

Texto bom.

;)

Beijos