sexta-feira, 15 de agosto de 2008

(Re)começo

Quem nunca sentiu um desejo por um recomeço? Eu já! Inúmeras vezes e por diferentes motivos. Mas nunca esse "desejo" havia sido sentido como uma necessidade grande, como vem ocorrendo nos últimos tempos. Na verdade, meus motivos de recomeço sempre foram os mais banais possíveis, e se resumiam, muitas vezes, a simples mudança da cor do cabelo. Dessa vez, no entanto, mudar o cabelo não vai ajudar.
.
É preciso recomeçar. Recomeçar do zero. Sabe aquela história de "ano novo, vida nova"? Já aconteceu comigo, mas não foi lá como eu imaginei e talvez por isso eu me sinta "individada" comigo mesma. Há três anos as coisas estavam indo bem, muito bem pra falar a verdade, na escola, com os amigos, em casa... Até que o meu pai apareceu dizendo que iríamos nos mudar para outra cidade. E foi no ano seguinte em que tudo deveria ter começado do zero.
.
Mas não foi bem assim que aconteceu. Era uma cidade nova, casa nova, tudo novo, mas eu não consegui começar. E, enquanto tudo parecia tão difícil, algo me aconteceu. E foi depois disso que, recomeçou pareceu impossível. Não ali. Não naquele local e nem com aquelas pessoas. Eu odiava demais aquilo tudo pra querer fazer parte. Eu me sentia "um estranho no ninho", exatamente como Jack Nicholson.
.
E, em meio a tanta complicação e perturbação emocional, devido a doença da minha avó, acabamos voltando para Recife, seis meses depois. Por uma fração de segundos eu pensei que tudo voltaria a ser como antes, mas logo percebi que era tarde demais para ser como foi e, difícil demais para começar de novo. Afinal, é mais fácil começar do zero quando não se tem um passado tão próximo, quando não se tem que olhar para o que foi deixado para trás.
.
É confuso, eu sei. Imagina então como não estão as minhas idéias e angústias. Sabe, desde criança eu sempre quis morar no Sul. Sempre foi meu desejo começar a vida lá. Queria fazer faculdade e lembro que, em 2005 eu sabia de todas as faculdades com jornalismo no Sul do país. Mas a realidade não é tão fácil e ir pra lá seria complicado. Por isso, acabei fazendo faculdade aqui mesmo.
.
Mas a idéia de ir embora nunca acabou. Pelo contrário, se fortalece a cada dia. É fato que hoje, algo mais me "puxa" pra lá, mas, na verdade, o que mais me faz querer ir é esse desejo, essa necessidade de recomeço. A tempos cansei de tudo por aqui. Eu preciso de um lugar novo, de pessoas novas ao meu redor (nada contra as que me rodeiam, mas entendam, por favor...). Eu preciso começar de novo.
.
Não me pergunte o porque de toda essa vontade. E nem me critique por não conseguir recomeçar aonde estou. É difícil pra mim. Já tentei, mas é difícil e eu não sei explicar os motivos. É por isso que, assim que acabar a faculdade, eu não sei como, mas, simplesmente, eu vou embora. Vou começar a minha vida em outro lugar, eu preciso disso.
.
.
....
.
Andei ausente, eu sei. Estou com tendinite no joelho e, nos últimos dias tem sido difícil sentar na frente do computador para escrever ou ler algo. Mas, já estou melhorando e só hoje consegui sentar para escrever. Em breve colocarei em ordem as visitas.
.
Beijos
.
Kari Mendonça

5 comentários:

Candinha disse...

ôô Kari, como eu te entendo! ahh como eu te entendo! Tb sinto essa vontade louca de recomeçar.. Como se alguma coisa de mto boa estivesse esperando por mim em algum lugar!

E não precisa explicar isso pra ninguém, simplesmente deixe acontecer! E vá simbora quando achar que for a hora.. Recomece qntas vezes forem necessárias; só n vale baixar a cabeça e se acostumar a ser uma "estranha no ninho", mas isso não é bem a tua cara.. hehehe

Recomece, kariroca.. Sem medo de ser feliz! Um xêro..

® disse...

Oi querida,
já senti essas vontades e recomecei... recomecei uma... duas...e se for necessário, lá vou eu denovo!! Pq preciso estar fazendo o que me faz sentir apaixonada, me mostrando o sentido e a motivação da vida. Enfim, tudo o que me faca namorar a vida e afastar do triste destino de ´ir levando`.

Têm certas horas assim, em que sentimos que o ciclo fechou, uma nova fase e novos impulsos afloram na gente. Quem sabe seja o sinal de que ´é a hora!`.

Bom fim de semana, e melhoras no joelhinho :)

amália :) disse...

entendo, entendo sim. tanto entendo que tou passando pela mesma situação.
desejo-nos um recomeço repleto de realizações :D eeeei meninina, o texo debaixo foi de sua autoria? pqp, perfeito.

Helena disse...

Sempre que eu sinto um peso MUITO grande, eu tenho vontade de recomeçar.
Você acha que essa vontade, é uma fuga dos problemas?
Essa vontade faz das pessoas mais fracas?
Humm... estou de volta.
Bjos

Palavras de um mundo incerto disse...

eitaaaaa, peixinho elétrico, recomeçar, começar, aumentar, diminuir, contar, descontar, é tão excintante na vida.

Já estou no segundo emprego. Fechei dois anos no mesmo e estou louco pra sair, pois sinto que minhas necessidades naquele ambiente, já acabaram.

Mas a vida é isso.

Desejo sorte na tua vida.


Beijos e abraços!!!


Marcos Seiter