domingo, 25 de janeiro de 2009

"Há vinte anos você nasceu..."

Não foram poucas as vezes que ouvi falar que, "depois dos 20 é um pulo!". E sempre fiquei pensando como seria chegar neles, nos 20. Entretanto, a tempos que deixei de ver aniversário com aquele ar de sonhadora que já vi um dia. Como se fosse um dia diferente, mágico, onde tudo acorda diferente e melhor. Percebi que é um dia como qualquer outro.

Sabe, quando mais nova, fazia contagem regressiva. Certa vez comecei a contar quando ainda faltavam 103 dias. A contagem foi longa, a expectativa maior ainda. Esperei ansiosamente até que chegou. E a decepção foi grande. As coisas continuaram todas iguais. Eu não havia crescido, não estava mais bonita e nem mais magra. Os problemas acordaram todos comigo, assim como no dia anterior e no seguinte.

Achei que o grande acontecimento seria fazer 18 anos e finalmente "ser independente". Mas oras, é difícil ser independente sem um estágio, sem dinheiro, sem um diploma, uma casa... Enfim, é difícil ser independente e depender dos seus pais. Por isso, fazer 18 anos não mudou em nada a minha vida. As coisas continuaram exatamente iguais (mais uma vez). Nem tirar a carteira de motorista teve suas vantagens pois, enquanto tive 18 anos não peguei no carro.

Talvez as coisas tenham mudado um pouco depois dos 19. Não exatamente no dia em que fiz 19 anos, pois, depois de passar o dia inteiro esperando o correio chegar, fui abandonada pelos meus pais que foram para o aniversário de uma prima (sim! Ela inventou de nascer no mesmo dia que eu, desde então, decretei que não ia para os aniversários dela só por implicância, e, sabendo disso, meus pais foram e eu fiquei em casa.).

Assim, passei mais de 20 minutos chorando ao telefone e reclamando de como as coisas sempre davam errado pra mim e de como aquele dia poderia ter sido melhor e não foi. Entretanto, foi aos 19 que peguei no carro a primeira, a segunda vez (e perdi as contas). Passei a ir sozinha para a faculdade, a sair sozinha com as amigas e a ter um pouco daquela "independência" (mas só um pouco, né? Afinal o resto continuou todo igual.).

Ah! Também foi aos 19 que realizei aquele sonho de conhecer Porto Alegre (onde, por acaso, resolvi completar os 20 anos). Andei pela primeira vez de avião. Conheci parques maravilhosos para se passar uma tarde de domingo e percebi que essa cidade me encanta mais a cada instante. E sabe, mesmo que muitas coisas tenham acontecido no último ano, que muitas lágrimas tenham caído e que nem tudo tenha sido como planejado (como quase nunca é), posso dizer que me despeço dos 19 muito feliz.

A despedida foi bastante mágica. Conheci melhor essa cidade encantadora. Tive certeza do que sinto e do que quero. Descobri que não há nada melhor do que ficar ao lado de quem se ama. Que não há dia melhor do que aquele que começa com um beijo e termina com um abraço caloroso. E foi assim que meus 19 anos foram embora...

Com a certeza de que sou amada e querida por quem me importa ser. E com a esperança de que a frase tão dita possa ser verdadeira. Que o tempo passe mais rápido do que vem passando e que as coisas possam ser melhores a cada dia. Que eu possa ser feliz e que as pessoas ao meu redor fiquem felizes por mim e pela minha felicidade. Sim! Parecem promessas e desejos feitos no "ano novo", mas, como já disse, o ano para mim, começa após o dia 25.



Kari Mendonça, com meus 20 e ainda sem "poucos" anos!

13 comentários:

Eu® disse...

Que tudo Kari, hoje é teu niver!!! Fiquei até emocionada quando me dei conta.

Feliz Aniversário guria (bah já tô no ritmo do sotaque gaúcho hehe)!!

Não deveria ser um dia exclusivamente bom, mas ainda assim o comemoramos. Bom mesmo é ter uma nova chance dada por Deus.

Não vou ficar aqui enumerando as vantagens e desvantagens de ir ficando mais velha, basta dizer, que viver consiste em V-I-V-E-R, o que parece uma frase vazia, mas é a mais pura verdade. Por exemplo, vc terminou seus 19 vivendo imensamente!!

Beijo na alma, que os seus desejos secretos sejam realizados todinhos, nos ´outros´ muitos anos que virão!☻

Eu® disse...

* Ahhh, e tenho tb uma irmã que mora na Itália, em Milano. A tua mora onde?

Marcus Vinícius da Silva disse...

Mas hein, tá ficando experiente essa guria!

Aproveita bem os vinte, do jeito que temos que aproveitar todos osmomentos, não importa a idade.

Beijão!

::Lone Wolf:: disse...

Um feliz aniversário, moça! Que tudo se ilumine na sua vida, tenha muita felicidade e sucesso!
Devo dizer que sinto a mesma coisa. Até meados da adolescência meu aniversário parecia ser um dia especial. Depois descobri que ele não é nada além de mais um dia. Mas o importante é que você sempre encontre um motivo a mais para estar feliz.

Beijos.

∆٭♥∞

caroline disse...

kari!!!!!!!
eu n li o texto ainda... eu estou te escrevendo porque tentei te ligar e n consegui.... eu tava em maraca e o tel da oi n tava pegando bem... eu queria te dar os parabens!!! me manda o tel de onde tu ta pra eu te ligar por favor!!!! te amo muitao beijão!

No meu mundo. disse...

Amiga, feliz aniversário!!! Realmente eu não sabia quando era, vc nunca nos disse, sempre misteriosa. Acho que o teu presente maior já foi te dado, um amor do seu jeitinho.
Felicidades amiga, tudo de bom pra vc.

Camila disse...

Oh gente que data mais especial, Kari! Feliz 20 anos!
Agora você entrará na idade do "e um"! Muito bom que está se sentindo cada vez mais convicta do que quer, isso é deveras importante!
Amiga, feliz aniversário e que Deus a abençõe muito e sempre.
Felicidade extrema!

Beijozão querida!

Quase Trinta disse...

Ah, eu tb tive muitas expectativas nos meus aniversários, a maioria se frustrou, já passei dos vinte, estou chegando nos 30 e aprendi viver o hoje. Afinal o tempo é implacavel.
Mas vc aproveitou bem o seu dia, com o beijo e abraço de quem ama, realmente não há jeito melhor de se comemorar......

Feliz 20 aninhos e que venha os 20 e poucos regados de saúde, alegria, paz e muito amor

Katarine disse...

Ô menina, um parabéns atrasado, viu, mas cheio de desejos de felicidade e de novas conquistas, novas mudanças e sim, muitos desejos realizados.
Bom, posso dizer que depois dos 20, tudo passa mais de pressa mesmo. Impressionante. Já tenho 24...
E é assim mesmno. Há sempre o dia em que a ficha cai e descobrimos que todos os dias, são iguais a todos os dias. Principalmente depois que vc vira jornalista e não tem mais final de semana, nem feriados, nem, nem.

No mais, pra presentear você, dois mimos no meu blog. Espero que goste!

bjos!!!!!

Thiago disse...

Que esses venham acompanhados de outros tanto! :)

A vida começa sempre! Todo dia!

::Lone Wolf:: disse...

Obrigado pela sua sensibilidade...
Legal você ter citado o exemplo do seu amigo. Mas eu estou convicto de que ele é uma exceção raríssima. Eu não contaria com isso, sabe...
E sim, no mais recente eu acho que estava expressando saudade, mas contaminada com outros venenos. ^^

Beijos.

∆٭♥∞

Érica disse...

Eu não sabia. Imagino que você nunca tenha me dito, mas se disse eu posso ter esquecido, eu esqueço de todo mundo, já ouveram algumas confusões por causa disse.
Espero que tenha sido um dia especial, cheio de alegrias.
Beijos

ALF disse...

Estava de férias e nem pude estar presente nesse teu momento tão especial.
Espero que tu me perdoe o atraso e aceite minhas congratulações por um aniversário feliz. Porque o que desejo a ti é sempre o melhor que pode existir no mundo. Que todos os seus dias sejam repletos de felicidade, alegria, harmonia, paz, saúde e muito amor.

Te quero bem e fico feliz em te ver feliz.

Grande beijo
;)